Existem dois filmes sobre Andrei Chikatilo.
1º Citizen X – Excelente – 1995 – não existe em DVD no Brasil. No Amazon pode ser comprado em inglês.
2º Evilenko – Bom – 2004 – é encontrado com facilidade para compra.
UCRÂNIA
Sei que devo ser destruído, fui um erro da natureza
Nascido em Yablochnoye, Ucrânia, em 16 de outubro de 1936, Andrei Chikatilo tinha um irmão mais velho, Stepan, que ele acreditava ter sido morto e comido pelos vizinhos. Em 1941 os alemães ocuparam seu vilarejo, e ele deve ter testemunhado atrocidades. Depois de se casar e ter filhos, Chikatilo conseguiu um emprego como professor em uma escola em Novoshakhtinsk e começou a abusar de seus alunos. Chikatilo foi demitido, mas nenhuma atitude foi tomada contra ele.
Quando tinha pouco mais de 40 anos, ele matou pela primeira vez. Havia se mudade para Shakhty, uma pequena cidade de minas de carvão perto de Rostov-on-Don, e em 22 de dezembro de 1978 ele sequestrou Lenochka Zakotnova, de 9 anos, vendou seus olhos, tentou estuprá-la, esfaqueou-a três vezes e, em seguida, a jogou no rio Grushova. Chikatilo foi preso, mas libertado quando a esposa garantiu seu álibi. Aleksandr Kravchenko, estuprador da região, foi julgado pelo crime e executado. Em 3 de setembro de 1981 Chikatilo matou Larisa Tkachenko, 17 anos, conhecida por fazer sexo livremente. Ele encheu sua boca de terra para impedi-la de gritar. Mais tarde, Chikatilo contou ter ficado excitado com o que fez. Sua terceira vítima foi Lyuba Biryuk em junho de 1982, e ela foi a primeira a sofrer aquilo que se tornou a marca de Chikatilo – arrancar os olhos das vítimas. Em 1983, o assassino voltou a matar mais seis vezes, incluindo dois homens jovens entre suas vítimas.
A União Soviética era sempre avessa em divulgar seus problemas e pedir ajuda, por isso a mídia foi impedida de escrever sobre um serial killer à solta. Esse silencia facilitou a ação de Chikatilo e, em 1984, ele matou mais quinze vezes, oito somente no mês de agosto. No final de 1984 Chikatilo foi preso por molestar algumas jovens em um ponto de ônibus, mas um esso da perícia permitiu que ele fosse libertado e continuasse matando. Oiti morreram em 1988 e nove em 1990, e em 6 de novembro Chikatilo assassinou Svetlana Korostik, 20 anos. Ele foi detido, suado e com manchas de sangue nas roupas, quando deixava a cena do crime. Ele não foi revistado – ou o policial teria encontrado os seios de Svetlana na bolsa do assassino. Chikatilo, o Estripador de Rostov, foi finalmente preso em 20 de novembro depois de molestar algumas crianças.
ONDE:
Rostov, Ucrânia, URRS
QUANDO:
Sexta-feira, 22 de dezembro de 1978;
Terça-feira, 6 de novembro de 1990.
AS CONSEQUÊNCIAS:
Após nove dias preso Chikatilo
Confessou mas de 52 assassinatos.
Ele foi julgado em 14 de abril de 1992
e passou o tempo todo em uma jaula de ferro no
centro do tribunal. Ele disse:
“Quando eu usava minha faca, sentia um alívio psicológico.
Sei que devo ser destruído.
Fui um erro da natureza”.
Em 15 de outubro ele foi condenado
por 52 assassinatos e sentenciado à morte.
Em 14 de fevereiro de 1994
Ele foi executado com um único
tiro na nuca.
Fonte: 501 CRIMES MAIS NOTÓRIOS - Paul Donnelley
ANDREY CHIKATILO
1936 / 1994