top of page

USA

Mãos Assassinas!

Às 6 horas de 4 de agosto de 1941, Evelyn Anderson 26 anos, deixou sua casa no Bronx, caminhando para seu emprego como garçonete em um restaurante próximo. Ela não chegou a marcar o cartão naquele dia e já eram 21 horas quando seu corpo foi descoberto em um beco da Jerome Avenue. Ela foi estrangulada por um agressor poderoso, com marcas de unhas enterradas em sua garganta, mas não foi abusada sexualmente.

 

Alguns dias depois, o relógio da vítima foi recuperado em uma casa de penhores, deixado por um tal Charles Woolfolk. Sob interrogatório, Woolfolk jurou que recebeu o relógio de uma amiga, Hanzel Johnson, que por sua vez apontou o dedo acusador ao suspeito Mandy Reid. Levado a interrogatório, Reid disse que obteve a bolsa de Anderson – contendo o relógio – de seu amigo Jarvis Catoe, um residente de Washington, D.C. Uma verificação no passado de Catoe revelou duas prosões por ato obsceno indecente em 1935, após o que ele trabalhou meio período como motorista de taxi, complementando sua renda como informante da polícia.

 

Catoe, um homem negro de 36 anos, foi preso pelas autoridades em Washington. Em 29 de agosto ele confessou o assassinato de sete mulheres em Washington e o de uma na cidade de New York; quatro outras foram estupradas, mas deixadas com vida, e ele informou ter falhado em raptar outras duas. Outro assassinato no Distrito de Columbia foi acrescentado à lista em 1º de setembro. Corroborando sua confissão, Catoe disse à polícia onde poderiam encontrar uma sobrinha perdida da vítima e sabia que 20 dólares haviam sido roubados em outro caso – um fato conhecido apenas pelos detetives, membros da família da vítima e seu assassino.

 

Catoe citou Evelyn Anderson como sua vítima em NY, mas a violência começou anos antes em Washington. Florence Darcy foi a primeira a morrer, estuprada e estrangulada em 1935, mas o caso foi “encerrado” um ano depois que a condenação de um homem inocente, e assim por diante confessou os demais crimes, em alguns alegando desculpas e pressão da polícia.

 

Catoe foi condenado à morte em outubro de 1941, sua execução foi na capital em 15 de janeiro de 1943 com o extinto método da cadeira elétrica.

 

 

Fonte: 501 Crimes Mais Notórios / Paul Donnelley

Please reload

JARVIS CATOE

1905 / 1943

bottom of page