top of page

USA

O Palhaço da Morte

Nascido em Chicago, Illinois, no dia de St. Patrick de 1942, John Wayne Gacy Jr. foi na infância uma criança problemática. Adulto, após formar-se em administração, ele se mudou para Springfield, Illinois, onde conheceu e, em setembro de 1964, se casou com Marlynn Myers. o casal se mudou para Waterloo, Iowa, onde Gacy tornou-se gerente da filial local do Kentucky Fried Chiken. No final de 1968, Gacy foi mandado para a Penitenciária Estadual de Iowa condenado a 10 anos de prisão por ter sodomizado dois adolescentes, um de 15 e outro de 16 anos. Durante esse período de detenção, a esposa se divorciou dele, e Gacy nunca mais viu a mulher e os dois filhos.

 

Libertado, ele trabalhou como vendedor de sapatos e depois como empreiteiro de obras. Em 1971 Gacy comprou uma casa em Norwood Park, subúrbio de Chicago. A casa possuia um vão de 1,2 metro sob o piso. Em junho de 1972 ele se casou com Caroli Hoff, a mãe de dois filhos, mas em 22 de junho ele foi preso depois de um rapaz acusá-lo de tê-lo estuprado. Caroli Gacy sentiu um cheiro emanando do vão sob a casa, mas Gacy atribuiu o odor desagradável a um cano de de esgoto rompido e usou cal para encobrir o cheiro. Em 1975, Gacy abriu um negócio próprio, a PMD Contractors, uma construtora. Os Gacy se divorciaram em março de 1976, mesma época em que ele começou a trabalhar personificando o palhaço Pogo, em eventos de caridade. Em dezembro de 1977 Gacy foi acusado de ter estuprado um rapaz de 19 anos, mas alegou que a vítima era garoto de programa e o processo foi reduzido à discussão do valor da multa aplicada. Em 13 de dezembro do anos seguinte a polícia revistou a casa de Gacy depois de Robert Piest, um estudante de 15 anos desaparecer. Um dos policiais havia trabalhado em um necrotério e reconheceu um cheiro familiar. No espaço sob a casa a polícia encontrou os restos de sete adolescentes, e havia mais oito entterrados no jardim dos fundos. Gacy havia matado 33 garotos e homens jovens, mas apenas 24 foram identificados. Ele vagava pelas ruas procurando vítimas, às vezes dizendo ser policial, e completava a farsa com uma luz que colocava em seu carro. Em sua casa, ele algemava e torturava vítimas, colocava suas peças de roupa dentro da boca dos torturados para sufocar os gritos e depois os matava.

 

 

Prisioneiro, artista, inteligente

Na prisão, ainda ganhou bastante dinheiro – com as pinturas que fazia (especialmente populares eram as de palhaço e auto-retratos, mas também retratou Jesus, Hitler, personagens da Disney, outros criminosos etc.) e com outros métodos, como um serviço telefônico pago que criou, onde a pessoa que ligava podia ouvir sua alegação de inocência. Suas pinturas chegaram a fazer parte de exposições.

Tinha uma rotina obsessiva na cadeia: anotava cada ligação, carta ou visita recebida, e até mesmo o que comeu. Conta-se que, nos 14 anos que esteve preso, passou a abusar de álcool e tentou suicídio.

 

ONDE:

8West Summerdale Avenue, 8213,

Norwood Park, Chicago, Illinois,

Estados Unidos

 

QUANDO:

Segunda-feira, 3 de janeiro de 1972;

segunda-feira 11 de dezembro de 1978

 

AS CONSEQUÊNCIAS:

Em 6 de fevereiro de 1980 o julgamento

de Gacy começou no tribunal do condado

de Cook em Chicago.

Ele foi condenado em 13 de março

e sentenciado à morte. Gacy foi

executado por injeção letal no Stateville

Correctional Center, Crest Hill, Illinois,

em 10 de maio de 1994. Sua última

refeição foi uma dúzia de camarões

fritos, uma porção de frango com fritas

do KFC e morangos frescos. Do lado

de fora, manifestantes gritavam;

"Justiça, Justiça,  Não é Tarde Demais -

John Wayne Gacy Cumpriu

Seu Destino".

 

VOCÊ PRECISA SABER:

John Gacy era ativo no Partido

Democata de sua região, e em

6 de maio de 1978 conheceu a primeira-

dama, Rosalynn Carter, e foi fotografado

ao seu lado. Ele ganhou da sra. Carter

uma foto autografada, tendo recebido

um crachá do serviço secreto americano

para ter acesso especial ao evento.

 

Fonte: 501 Crimes Mais Notórios / Paul Donnelley

 

Please reload

Vídeo sobre John Wayne Gacy Jr.

Filme sobre o Palhaço da Morte

JOHN WAYNE GACY JR.

1942 / 1994

bottom of page