UK
"Selvagem maníaco sexual"
Em 1942 as rua de Londres eram apagadas à noite para não se tornarem alvos fáceis para bombardeiros alemães. Foi nesse cenário que o militar da Força Aérea Gordon Frederick Cummins, 28 anos, começou sua campanha de morte. A primeira vítima foi a assistente de química Evelyn Hamilton, 40 anos, cujo corpo foi encontrado em 9 de fevereiro de 1942 em um abrigo antiaéreo em Montagu Place, Marylebone. Ela havia sido estrangulada, e as marcas em seu pescoço mostravam que o assassino era canhoto. Na noite seguinte Cummins assassinou Evelyn Oatley, 35 anos (também conhecida como Nita Ward), ex-artista no Windmill Theatre, em seu apartamento na rua Wardour, Soho. Sua garganta foi cortada e ela foi mutilada com um abridor de latas. As digitais encontradas mostravam que o criminoso era canhoto. O terceiro assassinato ocorreu no dia seguinte, 11 de fevereiro, quando Margaret Florence “Pearl” Lowe, uma prostituta de 43 anos, foi morta em seu apartamento em Gosfield Street, Marylebone. Uma meia de seda foi amarrada em seu pescoço e o corpo foi mutilado com uma navalha, uma faca e um candelabro. O patologista sir Bernard Spilsbury chamou o agressor dessa mulher de “selvagem maníaco sexual”. Algumas horas mais tarde a polícia encontrou uma quarta vítima – Doris Houannet, 32 anos ( também conhecida como Doris Robson), que havia sido morta no apartamento de dois cômodos em Paddington, onde morava com o marido. Seu corpo nu havia sido mutilado.
No dia de St. Valentine de 1942, Cummins atacou Greta Hayward em uma soleira perto de Piccadily Circus, mas foi interrompido e fugiu. Na pressa, ele deixou para trás sua máscara de gás. Cummins atacou então outra prostituta, Kathleen King, também conhecida como sra. Mulcahy, em seu apartamento perto da estação Paddington. Ela resistiu e Cummins fugiu, deixando, dessa vez, seu cinturão da Força Aérea. A máscara de gás tinha o número de série 525987, que levou a Cummins, e ele foi preso em 16 de fevereiro. Quando seu dormitório em St. John’s Wood foi revistado, a polícia encontrou vários objetos que pertenciam às vítimas.
ONDE:
Montagu Place, Londres, Inglaterra
QUANDO:
Domingo 9; sexta-feira
14 de fevereiro de 1942
AS CONSEQUÊNCIAS:
Gordon Cummins foi julgado em Old Bailey em 27 de abril de 1942 pelo assassinato de Evelyn Hamilton. O julgamento terminou em um dia e o júri levou apenas 30 minutos para anunciar o veredicto, condenando-o. Cummins foi enforcado na Prisão Wandsworth, durante um ataque aéreo, em 25 de junho de 1942.
Fonte: 501 Crimes Mais Notórios / Paul Donnelley
GORDON CUMMINS
1918 / 1942