top of page

DEU

O açougueiro de Hanover

O CRIME: Fritz Haarmann nasceu em Hanover, Alemnha, em 25 de outubro de 1879, sexto filho de um casal um tanto estranho. O pai o apelido de Slky Ollie e a mãe era inválida. Filhinho da mamãe, ele foi mandado para a escola militar em 1895, mas foi dispensado por ter epilepsia. De volta a Hanover, foi enviado para um hospital psiquiátrico após ter sido pego molestando crianças pequenas, mas escapou depois de seis meses. Em 1900 se alistou no exército para fugir da namorada grávida, mas foi dispensado em 1903. O pai no início tentou obter o atestado de insanidade para Haarmann, e depois financiou para ele a abertura de um restaurante de peixe com batata. Ele roubava os rendimentos, e em 1914 foi flagrado invadindo um depósito e sentenciado a cinco anos de detenção. Ele saiu em condicional em 1918 e tornou-se, simultaneamente, contrabandista e informante da polícia.

 

Perto do final da Primeira Guerra Mundial a Alemanha estava mergulhada no caos, e Haarmann usou a confusão para raptar meninos e meninas. Estima-se que em 1923 mais de seiscentos tenham desaparecido. Haarmann logo foi preso por molestar um menor e, ao ser solto, em setembro de 1919, ele conheceu e se apaixonou por Hans Grans, 24 anos, um cafetão homossexual. Eles começaram a raptar e matar meninos e jovens vagabundos depois de sodomizá-los. Os corpos eram desmembrados e vendidos a açougues como carne de porco ou de boi. Algumas partes eram jogadas no rio Leine. Grans guardava peças de roupa das quais gostava e vendia o restante. Um adolescente foi assassinado porque Grans gostou da calça que ele vestia. Em 17 de maio de 1924 um crânio foi encontrado perto do rio, outro foi achado cinco dias mais tarde e outros dois estavam o fundo do rio em 13 de junho. A polícia acreditava que tudo era parte de uma brincadeira elaborada, embora macabra, mas mudou de ideia em 24 de julho, quando crianças encontraram na margem do rio um saco contendo ossos e mais um crânio. O rio foi dragado e mais quinhentos ossos, que pertenciam a 27 rapazes e meninos, foram encontrados.

 

Coincidentemente, Haarmann foi preso em 22 de junho de 1924 acusado de atentado ao pudor contra Karl Fromm, 15 anos. Quando a polícia revistou a casa dele em Neuestrasse, encontrou manchas de sangue e roupas que pertenciam aos garotos desaparecidos.

 

ONDE:

Neuestrasse, 8, Hanover, Alemanha

 

QUANDO:

Setembro de 1918; junho de 1924

 

AS CONSEQUÊNCIAS:

Haarmann confessou ter matado “trinta

ou quarenta... não me lembro”. Ele se

tornou conhecido como “O açougueiro de Hanover”.

Foi julgado em 4 de dezembro de 1924 em Hanover

Assizes e condenado por 24 assassinatos.

Foi guilhotinado em 15 de abril de 1925

Na cadeia de Hanover. Grans foi preso

Em 8 de julho de 1924, sentenciado

A doze anos e morreu em 1980.

 

VOCÊ PRECISA SABER:

Haarmann disse à polícia:

“Nunca tive a intenção de ferir aqueles jovens,

mas sabia que, se continuasse, alguma

coisa aconteceria, e isso me fez chorar...

Eu me atirava sobre aqueles garotos

e mordia o pomo de adão,

estrangulando-os ao mesmo tempo.

Fazia dois cortes no abdome e punha

os intestinos em um balde, depois

absorvia o sangue e esmagava os ossos

até quebrar os ombros. Então, podia

chegar ao coração, aos pulmões e aos

rins, e os picava e punha no meu balde.

Removia a carne dos ossos e punha

na minha bolsa de tecido encerado.

Precisava fazer cinco ou seis viagens para

levar tudo e jogar na privada ou no rio.

Sempre odiei fazer isso, mas não

conseguia evitar – minha paixão era muito

maior que o horror de cortar e picar”.

 

 

Fonte: 501 Crimes mais notorios - Paul Donneley

 

Please reload

FRITZ HAARMANN

1879 / 1980

bottom of page